Olá amigo leitor! Hoje falaremos
sobre os sistemas de comércio eletrônico, os chamados E-commerce. Trataremos
sobre seu conceito, sua abrangência,
suas características, os tipos de e-commerce e suas vantagens e
desvantagens.
Comércio eletrônico (e-commerce)
é a realização de transações de compras e transferências de fundos
eletronicamente, especialmente através da Internet. Antes da Internet, já havia
“comércio eletrônico”, entre empresas, com o uso de EDI (Electronic Data
Interchange).
Tecnologia EDI:
Troca eletrônica de documentos
comerciais entre os computadores de 2 empresas;
Os dados são informados em
formato padrão;
O envio e o processamento de
documentos são feito de forma automática;
No Brasil, este serviço já existe
a algum tempo, como a RENPAC. O e-commerce é parte integrante do e-business.
Vai fazer a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente, seguindo a
estratégia estabelecida pelo e-business
O e-business abrange:
· Marketing
· Vendas
· Pagamento
· Atendimento
· Logística de distribuição
· Suporte
Características
Comunicação: a comunicação é
realizada através da troca de informações à distância entre consumidores e
fornecedores. Por ser acessada por qualquer usuário, a forma de comunicação
necessita ser simples e de fácil entendimento;
Dados: o gerenciamento de
informações no comércio eletrônico desempenha um papel importante no que diz
respeito a criar e manter informações de diversos tipos de clientes através de
bases de dados. Outro papel importante é o rastreamento das informações sobre
os clientes à medida que vão navegando pelo site, com suporte de softwares
específicos;
Segurança: uma das
características mais importantes do comércio eletrônico é sem dúvida garantir a
integração e a privacidade na troca de informações. Por ser um comércio a longa
distância o consumidor precisa ter a garantia de que os seus dados não serão
usados futuramente para outros fins ou por terceiros.
Tipos de comercio eletrônico
O comércio eletrônico é formado
por diversas modalidades:
Business to Business (B2B):
comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja, de
empresa para empresa;
Business-to-consumer ou
business-to-customer (B2C): é o comércio entre a empresa produtora, vendedora
ou prestadora de serviços e o consumidor final, sem objetivo comercial;
Consumer to Consumer (C2C):
comércio eletrônico entre usuários particulares da Internet. A comercialização
de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com
consumidor final, sem intermediários;
Government to consumers (G2C):
comercio entre governos, estadual, federal ou municipal e consumidores, por
exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas;
Government to Business (G2B):
negócios entre governo e empresas, por exemplo: as compras pelo Estado através
da internet por meio de licitações, tomada de preços, etc.
Vantagens e Desvantagens
O comércio eletrônico apresenta
algumas vantagens em relação ao comércio tradicional. São elas:
Exposição dos produtos: Um dos
pontos positivos do comércio eletrônico é a exposição dos produtos, tanto a
nível nacional quanto a nível internacional, sem a presença física da empresa.
Apesar de ser uma vantagem quando comparado com o mercado tradicional, pode-se
gerar certas expectativas por parte do cliente, que em alguns momentos não são
atendidas.
Comodidade: Uma das vantagens do
comércio eletrônico é a comodidade oferecida aos clientes, pois conseguem
efetuar as suas compras de qualquer lugar e em qualquer horário, basta ter o
acesso a Internet. As transações em sua maioria acontecem de uma forma mais
rápida, eliminando também o desperdício de tempo em se deslocar para adquirir
os produtos.
Agilidade nas relações: O
comércio eletrônico possibilita que as relações entre consumidores e vendedores
sejam realizadas de forma mais rápida. Além disso, as lojas ficam disponíveis a
qualquer hora do dia
Maior visibilidade das
informações: Enquanto no comércio tradicional o cliente se baseia num conjunto
limitado de informações (preço, qualidade do produto) para a tomada de
decisões, o comércio eletrônico oferece a opção de uma análise rápida e
abrangente de ofertas sem grandes esforços. Em contrapartida, somente clientes
que possuem acesso à Internet podem se beneficiar.
Análise mercadológica facilitada:
As informações relevantes dos clientes permitem à empresa do varejo on-line
desenvolver estudos que venham a entender de forma mais eficiente o
comportamento de compra e o desenvolvimento de futuros produtos específicos
para determinado grupo de clientes. Segundo Kotler e Armstrong (2003), a chave
para conquistar e manter os clientes é entender as suas necessidades e seu
processo de compra melhor do que os seus concorrentes e atribui mais valor. A
empresa que se destaca no mercado é aquela que agrega valor com qualidade ao
seu produto, visando a satisfação dos seus clientes.
Apesar das vantagens observadas
acima, o comércio eletrônico apresenta alguns problemas que necessitam ainda
ser superados, tais como:
Fraude: apesar da Internet e das
vendas on-line evoluírem a cada ano, ainda existe um número bastante expressivo
de pessoas que utilizam a Internet somente como forma de consulta e não como um
meio de adquirir produtos de uma forma mais prática. Isto se deve ao fato das
informações disponibilizadas pelos clientes serem utilizadas de forma
fraudulentas por terceiros. Sistemas de criptografia avançados estão reduzindo
esse problema de forma bem significativa.
Confidencialidade: a troca de
informações entre fornecedores e compradores torna-se mais vulnerável por
terceiros, que podem utilizá-las para outras finalidades sem autorização de
ambas as partes.
Confiança: por se tratar de uma
transação à distância, tanto a empresa quanto o cliente não sabem se as
informações são verdadeiras. No caso das transações tradicionais, o cliente
conhece o local onde se encontra a empresa, caso tenha alguma dúvida ou
reclamação.
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