Ele é um framework que está baseado em controles, direcionando medições sempre orientado A processos, mantendo o foco no negócio.
Como muitos eu poderia dizer: “COBIT – Control Objectives
for Information and Related Technology”, mas não seria bem melhor algo como:
“Objetivos de Controle Relacionados ao Uso de Tecnologia da Informação”?
Atenção para o “C” do Cobit, meus amigos, ele significa
controle, ele é bem mais que uma simples “primeira letra” ele é o farol desse
framework!… O controle!
O COBIT existe com foco no negócio, então ele existe para
atender as necessidades do cliente, que é o dono do negócio, é quem trabalha em
prol do negócio, é quem, se não idealizou, o montou desejando o melhor
resultado deste, o que nos permite dizer que o COBIT, indiretamente, foca nos
anseios do cliente, o COBIT também foca “O” cliente.
Quem tem o prazer (e digo isso apaixonadamente) de trabalhar
com o COBIT visando a obtenção da maximização da TI para o seu ambiente
corporativo pode assinar embaixo do que vou dizer: o COBIT nasceu e está em
crescimento constante, buscando a convergência das melhores práticas de todo o
mercado. Seus 214 objetivos de controle (sugestões), buscam a maturidade do
processo e, para essa busca, ele foi entender as definições mais completas do
que sejam essas maturidades, alinhando-se naturalmente com as metas de
qualidade buscadas por uma empresa que visa certificar-se no CMMI. Permeando
seus 4 domínios, ou “recursos”, nesse ou naquele processo, encontramos as
práticas do ITIL, principalmente no domínio DS (Entrega e Suporte) nesses casos
com o foco plenamente voltado para o cliente.
O COBIT não existe sem padrão, sem controle, sem
conformidade, ele não existe sem ética, sem transparência, ele busca o melhor
para que os melhores possam atender plenamente os negócios de seus clientes.
Seus Domínios são 5, com 37 processos
- Avaliar, Dirigir e Monitorar
- Alinhar, Planejar e Organizar
- Construir, Adquirir e Implementar
- Entregar, Servir e Suportar
- Monitorar, Avaliar e Analisar
O COBIT tem como objetivo principal o
alinhamento entre os objetivos do negócio e os objetivos da TI, fazendo com que
a TI atenda às necessidades de negócio (requisitos de negócios) da maneira mais
eficiente possível.
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