Mas então, se essa rede não é aquela rede de C.S., nem a de embalar, o que seria essa rede?
Bem, as redes de computadores são estruturas físicas e lógicas que estão interconectados entre si. Em outras palavras seria um conjunto de computadores autônomos interconectados, com programas e protocolos que os permitam trocar informações entre si.
Mas pra que serviria isso? Pra explicar essa questão, você teria de imaginar o seu computador como se você tivesse acabado de formatar ele. Ele estaria sem dado algum armazenado dentro dele, só podendo adquirir informações de CDs, disquetes
Dentro de uma rede de computadores no entando, o seu computador poderia armazenar as informações disponiveis em todos os outros PCs ligados à rede.
Classificação das Redes.
As redes de computadores podem ser classificadas de acordo com: Sua velocidade de transmição; Extenção geográfica; Confiabilidade; E mode de transmição.
- LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
- WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).
Equipamentos necessários para uma Rede.
Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.
O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10Mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).
Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Râbi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.
Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário