Bem vindo ao TechZoera!

Bem vindo ao TechZoera!
Welcome to TechZoera

quinta-feira, 28 de maio de 2015

OLTP - Online Transaction Processing



O OLTP, do inglês "On-line Transaction Processing", é o termo usado para se referir aos sistemas transacionais, ou seja, os sistemas operacionais das organizações. São utilizados no processamento dos dados de rotina que são gerados diariamente através dos sistemas informacionais da empresa e dão suporte às funções de execução do negócio organizacional.

Requisitos:
O OLTP requer suporte para transações em rede. POr isso, os novos software OLTP utilizam processamento cliente/servidor e softwares intermediários que permitem transações rodarem em diferentes plataformas de computadores numa rede.
Em grandes aplicações, a eficiência do OLTP vai depender de um sofisticado software de gerencimanto de transações ou otimizações táticas de base de dados de um grande número concorrente de updates em uma base de dados orientado a OLTP.
Para uma demanda ainda maior de descentralização de sistemas de banco de dados, aplicações OLTP intermediárias podem distribuir o processamento de transações por diversos computadores em uma rede de computadores.

Benefícios
OLTP tem dois benefícios principais: simplicidade e eficiência.
Redução de documentos e uma forma mais rápida de calcular retornos e despesas sãp exemplos sobre OLTP simplifica as coisas nos negócios. Ele tambémserve como base para o estabelecimento de uma organização estável, por causa da atualização constante. Outro fator de simplicidade é o que permite aos consumidores a escolha de como eles querem pagar, tornando muito mais fácil concretizar uma transação.

Desvantagens
É uma ótima ferramenta para qualquer empresa, mas ao utilizar OLTP existem algumas coisas para se preocupar: as questões de segurança e os custos.
Uma das desvantagens do OLTP é também uma grande ameaça de segurança: a disponibilidade plena das informações que esses sistemas propiciam, também deixa os dados à mercê de crackers e intrusos. 


Manufatura Integrada por Computador (CIM):


Olá pessoal, hoje falaremos de mais assuntos relacionados as aulas de FSI.
Os Sistemas de informação de manufatura apoiada em computador utilizam importantes técnicas para dar apoio à Manufatura Integrada por Computador. Esta constitui-se num conceito global que enfatiza que os objetivos do uso do computador na automação da produção deve ser:

   * Simplificar - (reprojetar) os processos de produção, projetos de produto, e a organização fabril como fundamento vital para para a automação e a integração.

   * Automatizar - os processos de produção e as funções organizacionais que os apoiam com computadores, máquinas e robôs.

   * Integrar - todos os processos de produção e apoia utulizando computadores, dedes de telecomunicações e outras tecnologias da informação.

A meta global da CIM:
- É criar processos flexíveis e ágeis de manufatura que produzam de modo eficiente os produtos de mais alta qualidade. Dessa forma, a CIM apoia os conceitos de:
* Sistema de Manufatura flexível
* Manufatura ágil
* Gestão da qualidade total

Resultado da CIM
- A implementação desses conceitos de manufatura permite que uma empressa responda rapidamente e atenda requesitos de cleintes com produtos e serviços de alta qualidade. Entre os usos de computadores de manufatura temos:
* Engenharia com auxílio do computador na manufatura (CAE)
* Projeto com auxílio do computador(CAD)
* Planejamento de processos com o auxílio de computador (CAPP)
* Planejamento das necessidades de mateiriais (MRP)
* Planejamento de recuros de manufatura (MRP-II)
* Manufatura auxiliada por computador.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

EAI (Enterprise Application Integration)



Olá, queridos leitores!
Prosseguindo o assunto do meu colega Luiz, agora falaremos sobre EAI.
Mas o que é EAI? De uma forma simples, EAI (do inglês Enterprise Application Integration), é uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas.
Os componentes presentes em uma arquitetura de sistemas são:


  • Sistemas: Refere-se aos sistemas que trocarão informações entre si.
  • Dados: Conjunto de dados (layouts de arquivos) que serão trafegados pela arquitetura durante a troca de dados entre os sistemas.
  • Interface: Forma de enviar e receber dados entre os sistemas.
  • Comunicação: Tipo de comunicação a ser utilizada durante a troca de informações entre os sistemas.
Os estilos de integração entre sistemas utilizando-se do EAI são:

  • File Transfer: Integração entre aplicativos através da troca de arquivos em formato de texto definido.
  • Shared Database: Integração entre aplicativos através da troca de dados entre bases de dados ou tabelas.
  • Remote Procedure Invocation: Integração entre aplicativos através da chamada a programas remotos os quais são responsáveis pela extração, envio/recebimento e persistência dos dados no sistema.
  • Messaging: Integração entre aplicativos de um middleware orientado a mensagem (MOM) o qual e responsável pela entrega dos dados aos sistema integrados.
Exemplos de Soluções de EAI:






Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM)

Olá querido leitor, hoje iremos explanar sobre o sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente (ou CRM).

O CRM é definido como uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.

Ok, você entendeu a definição geral dos CRMs, mas o que eles realmente são? Quais suas reais funções? No que eles auxiliam?

Os CRMs são uma estratégia empresarial com foco no cliente, ou seja, esse sistema gira em torno da relação entre a empresa e seus clientes. Ele abrange as áreas de Marketing, vendas e serviços de atendimento diversos.

Então, os CRMs são estratégias empresariais? Não. Os CRMs são soluções tecnológicas para maior eficiência dentro dessa estratégia empresarial. E estes são divididos em dois tipos de sistemas:

Sistemas de Integração

Entre os sistemas de interação, por exemplo, estão os sistemas de automatização dos canais de atendimento, sistemas de frente de caixa (PDV’s) e o Sales Force Automation(SFA). Para você entender melhor, os SFAs são aqueles usados pela equipe comercial, para acessar os produtos, registrar as vendas, agendar a entrega, etc.

Sistemas de Aquisição do Conhecimento

Ele age coletanto dados do Sistema de Integração e os analisa, apresentando-os posteriormente como relatórios e gráficos para a tomada de decisões na empresa.

Também pode ser utilizado para segmentar clientes, planejar campanhas e ficar por dentro dos processos de vendas e relacionamento. Quando os dados obtidos são analisados, a empresa tem acesso ao histórico de cada cliente, quais casos estão em andamento e quais foram finalizados, quem fez o último atendimento, se os clientes estão satisfeitos com os produtos / serviços oferecidos e a eficiência da equipe de suporte.


terça-feira, 12 de maio de 2015

Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)

Bem vindo amigo leitor, hoje iremos tratar sobre um tipo de sistema E-Business chamado Planejamento de Recursos Empresariais, ou ERPs(Enterprise Resource Planning).

Primeiramente, o que são ERPs? 

Eles são sistemas interfuncionais que atuam como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios q devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, financias e de recursos humanos de uma empresa. Em termos gerais, os ERPs são plataformas de software desenvolvidas para integrar departamentos de empresas, principalmente os departamentos de logistica, contabilidade, financias, distribuição e recursos humanos de uma empresa.

Quais as vantagens dos ERPs?

Em resumo, as vantagens trazidas pelos ERPs são:

1. Eliminar o uso das interfaces manuais;
2. A redução dos custos de uma empresa;
3. Otimização do fluxo de informação e eficiência do sistema da empresa;
4. Otimizar o processo de tomada de decisão;
5. Eliminar redundâncias de atividades;
6. Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;
7. Reduzir as incertezas dos sistemas Lead-time.

Desvantagens dos ERPs.

Também em resumo, suas desvantagens são:

1. Não torna a empresa totalmente integrada;
2. Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício;
3. A dependência do fornecedor do pacote;
4. A adoção de melhores praticas empresarias que aumentam o grau de limitação e padronização das empresas de um segmento;
5. Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior.

Top-5 dos ERPs.

Uma pesquisa publicada pelo site erpsoftware360.com listou os 5 ERPs mais recomendados no mercado atual. Eles são:

O Epicor


O Epicor ERP é um software relativamente novo, desenvolvido pela também chamada Epicor Business Inspiration.

O Infor


O Infor ERP foi desenvolvido com o propósito de oferecer funcionalidades específicas pro segmento, incluindo os setores de manufatura e distribuição. Pode atuar tanto nas áreas aeroespaciais & defesa quanto nas áreas automativas e químicas.

O Microsoft Dynamics

Mais uma vez citada, a empresa que quer dominar o mundo Microsoft desenvolveu um sistema de ERP chamado Dynamics ERP. Ele oferece à sua empresa (pequena, média ou corporação) as ferramentas para gerenciar sua organização inteira, desde a cadeia de suprimentos, compras e recursos humanos, a projetos financeiros e colaborativos.

O JD Edwards EnterpriseOne

Somente o JD Edwards EnterpriseOne da gigante Oracle oferece opções de bancos de dados, sistemas operacionais e hardware, para que você possa criar e expandir sua solução de TI a fim de atender aos requisitos de negócios. O JD Edwards oferece mais de 80 módulos de aplicativos para dar suporte a um conjunto diversificado de processos de negócios e soluções principais do setor, como Bens de Consumo Embalados, Manufatura, Ativos, Projetos e Serviços.

SAP Business One

Com mais de 40 anos de experiência e quase 50.000 clientes, o software da SAP é líder de mercado ERP. Oferece acesso com base em função para dados críticos, aplicativos e ferramentas analíticas e agilize seus processos em compras, fabricação, serviço, vendas, financeiro e RH. O SAP oferece vários tipos de serviço dependendo da necessidade de uma empresa, tais serviços como o SAP Business One Cloud, SAP Business One Hana e o SAP Business One Integration Scenarios.


TCP/IP


De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS
Internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP Internet Protocol (Protocolo de Internet).

Para quem não sabe, protocolo é uma espécie de utilização para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas na mesma rede, mas não "falarem" a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite as aplicações conversarem entre si.

A camadas de Aplicação, Rede, Transporte e Interface estão dentro do TCP/IP. É assim que ele trabalha, em etapas.
Além disso, é bom ter em mente que, o TCP/IP, primeiro há o recebimento das informações (camada de aplicação), depois elas são empacotadas para o formato de rede (Transporte). Por fim, Os dados são endereçados (rede) e enviados (interface).

Modelo OSI


Olá pessoal, hoje falarei sobre O modelo OSI, sigla do inglês Open Systems Interconnect. Esse modelo contém sete camadas. Falarei resumidamente da camada inferior para a camada superior, conforme aulas assistidas na disciplina de FSI.

  * Aplicativo
  * Apresentação
  * Sessão
  * Transporte
  * Rede
  * Enlace
  * Física

Camada Física:

Onde se inicia todo o processo das demais. Esta está designada para a transmissão e recepção do fluxo de bits não estruturados que acontece por um meio físico, por exemplo, interface elétrica, mecânica, etc. Ela fornece a codificação de dados.

Camada Enlace:

Fornece um meio de comunicação para a troca de dados entre equipamentos. Tendo como funções básicas, possibilitar a camadas superiores um acesso aos meios físicos, utilizando técnicas e métodos de enquadramento compatíveis com o meio.

Camada de Rede:

Controla a operação da sub-rede, decidindo que caminho físico os dados devem seguir com base nas condições de rede, e prioridades do serviço etc.

Camada de Transporte:

Esta camada garante a integridade das mensagens enviadas e recebidas, para que não contenha erros. perdas ou duplicações. Atuando na segmentação de mensagens, confirmação de mensagens, controle do tráfego, etc.

Camada de Sessão:

A camada de sessão permite o estabelecimento da sessão entre processos em execução em estação diferente. Ela fornece o estabelecimento da sessão e suporte de sessão.

Camada de Apresentação:

Formata os dados a serem apresentados na camada aplicativo. Podendo ser considerado o tradutor da rede. Fornecendo, conversão de caracteres de códigos, conversão de dados, compactação de dados e criptografia de dados.

Camada de Aplicativo:

Por fim, a última camada superior, serve como a janela onde os processos de aplicativos e usúarios podem acessar serviços de rede. Essa camada contém normalmente funções de: Redirecionamento de dispositivos, acesso remoto ao aplicativo, comunicação entre processos, etc.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Redes de Computadores.

Bem vindo amigo leitor! Hoje trataremos do assunto de Redes de Computadores. Se você, quando viu esta frase, pensou logo em Counter Strike, saiba que não estamos falando disso aqui. Muito menos de uma rede de embalar confeccionada por computadores!!
 
Mas então, se essa rede não é aquela rede de C.S., nem a de embalar, o que seria essa rede?

Bem, as redes de computadores são estruturas físicas e lógicas que estão interconectados entre si. Em outras palavras seria um conjunto de computadores autônomos interconectados, com programas e protocolos que  os permitam trocar informações entre si.

Mas pra que serviria isso? Pra explicar essa questão, você teria de imaginar o seu computador como se você tivesse acabado de formatar ele. Ele estaria sem dado algum armazenado dentro dele, só podendo adquirir informações de CDs, disquetes alguem ainda usa isso? e pen drives.

Dentro de uma rede de computadores no entando, o seu computador poderia armazenar as informações disponiveis em todos os outros PCs ligados à rede.

Classificação das Redes. 
As redes de computadores podem ser classificadas de acordo com: Sua velocidade de transmição; Extenção geográfica; Confiabilidade; E mode de transmição.


  • LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
  • WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).

Equipamentos necessários para uma Rede.
 Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.

O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10Mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).
Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Râbi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.
Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).



 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Definição de Data Warehouse

O Data Warehouse é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.

Atualmente, por sua capacidade de sumarizar e analisar grandes volumes de dados ,o data warehouse é o núcleo dos sistemas de informações gerenciais e apoio à decisão das principais soluções de business intelligence do mercado.

Resumindo, pode ser definido como um Banco de Dados especializado, o qual gerencia o fluxo de informações a partir dos bancos de dados corporativos e fontes de dados externas à empresa. Ele é construído para que os dados possam ser armazenados e acessados de forma que não seja limitados por tabelas e linhas, sua função é tornar as informações acessíveis para o seu entendimento, gerenciamento e uso.

São normalmente acessados através de Data Smarts, que são pontos específicos de acesso a subconjuntos do data warehouse.


Computação em Nuvem.





Os serviços em nuvem são muito ultilizados hoje em dia, embora sejam desconhecidos pela maoiria das pessoas. Segundo especialistas, o conceirto mais apropiado seria:

         "Em termos mais simples, a computação em nuvem significa armazenar e acessar dados e programas através da Internet em vez de disco rígido do seu computador. A nuvem é apenas uma metáfora para a Internet. Remonta à os dias de fluxogramas e apresentações que representam a gigantesca infra-estrutura de servidor-fazenda da Internet como nada além de um inchada, branca nuvem cumulonimbus, aceitando conexões e distribuindo informações como ele flutua."


Então caro amigo, chega de pensar que aquelas fotos que você manda pra "nuvem" no Google Drive estão numa nuvem branquinha que passou em cima de sua casa. Mas não é só o Google que oferece esses serviços. Encontramos também empresas como a gigante Amazon; A não menos gigante dona de tudo Google; E a jóia do Vale do Silício, Microsoft.

Entre essas empresas ocorre muita disputa comercial especialidade do titiu Gates

A Amazon é a maior empresa fornecedora deste estilo de computação, desde 2006, não existe empresa que supere a Amazon neste tipo de serviço (Elastic Compute Cloud (EC2)).
  
Seguido da Google que esta investindo pesado no Cloud Computing, também tem muitas investidas comtra a Apple na área de smartphones e atualmente tem cutucado muito o calo do titiu Bill Gates no domínio de PCs com produtos como o Gmail, Google Docs e Google Spreadsheets.

A terceira maior é a propria Microsoft outra empresa que quer conquistar o mundo. Considere esses pontos:
   Centros de estado da arte de dados e os produtos de virtualização Hyper-V, de PaaS (Windows Azure), de IaaS (Windows Azure Controlador Tecido) uma oferta de SaaS (SharePoint Online, Office 365, CRM Online ), mecanismo de busca (Bing), navegador (IE) e uma plataforma de desenvolvimento pré-existente (. NET). Com 90% do mundo no Outlook /Windows/Office.

A Microsoft tem um potencial vasto para atrair lentamente clientes para nuvem, porém, tem que primeiro bater a Amazon e a super megalomaníaca empresa chamada Google.